Na aba Geral das Configurações do Spice defina algumas das funcionalidades.

  1. Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.

  2. No grupo Outros, clique na opção Configurações.

  3. Clique na aba Geral.

  4. Determine as configurações gerais do Spice.

    Digite sua busca abaixo…

    Oops, it seems that you need to place a table or a macro generating a table within the Table Filter macro.

    The table is being loaded. Please wait for a bit ...

    CampoDescrição
    Informe o cliente padrão para o sistema

    Vincule um cliente padrão para as vendas onde não for informado um cliente específico.

    Na abertura de mesa, o cliente informado neste campo sempre será o cliente vinculado preferencialmente.
    Nas Vendas Balcão utilize as teclas de atalho Alt + C para localizar e selecionar o cliente.

    Garçom padrão
    Informe o garçom que será vinculado preferencialmente na abertura da mesa. No entanto, este pode ser alterado, se desejar.
    Descrição garçons

    Informe a descrição para os garçons ou funcionários do seu estabelecimento que desempenham essa função.

    A descrição informada será impressa nos pedidos e comandas.

    Taxa de serviço

    Digite neste campo a taxa de serviço (os popularmente conhecidos "10% do Garçom") que será aplicada sobre o valor total da mesa.

    • Para que este percentual também seja aplicado às vendas em balcão, marque a opção Usar também em balcão.
    • Para que este percentual também seja aplicado automaticamente, marque a opção Incluir automaticamente.

      Por padrão, a Taxa de serviço virá sempre desabilitada.
      O percentual da taxa de serviço definida será enviado para o Comanda Spice pelo webservice, caso trabalhe com aplicativo móvel.

    Se você trabalha com integração Abrahão x Spice, suas taxas especiais configuradas na mesa do Abrahão também serão integradas com seu Spice. Assim, ao receber a conta no Spice, a taxa cadastrada na mesa também será considerada. 

    (ideia) Para mais detalhes sobre essa integração, consulte o tópico Abrahão.

    Modo de finalização de venda

    Selecione a ação do sistema sempre que uma venda for finalizada.

    • Gerar Pedido
      Selecione esta opção para gerar o pedido e para que o envio da nota seja feito posteriormente.

    • Enviar Nota
      Selecione esta opção para que a nota seja enviada automaticamente ao finalizar a venda.

    • Escolher na Hora
      Selecione esta opção para que ao finalizar a venda você escolha a ação do sistema: Gerar Pedido ou Enviar Nota.

      Com a opção Escolher na Hora selecionada, caso a venda possua cartão TEF, sempre será realizado o envio da nota.

    Tipo de Troco

    Determine o tipo de troco aplicado pelo sistema nas vendas realizadas no Spice, proveniente de uma Venda Balcão ou do fechamento de mesa. Entre as opções disponíveis estão:

    • Escolher na hora
      Esta opção possibilita que, no fechamento da venda, você selecione o tipo de troco.
      Recomendamos que esta opção seja a selecionada neste campo.

    Digamos que um determinado cliente não faça questão do troco a que tem direito. Com esta opção definida nas configurações do Spice, basta selecionar o tipo Troco para que o sistema entenda que este valor se trata de uma gorjeta a ser apurada no Relatório Gorjetas do Alterdata Spice.

    • Troco
      Com esta opção marcada, conforme o exemplo acima, o sistema tratará o troco do cliente como troco de fato.

    • Gorjeta
      Com esta opção marcada, conforme o exemplo acima, o sistema tratará o troco do cliente como gorjeta, contabilizado no Relatório Gorjetas.

    Logomarca da empresa

    Informe a logo que será apresentada na tela principal do Spice.
    Para informar a logo da sua empresa, siga os passos:

    1. Clique em Alterar logomarca da empresa.
    2. Localize o arquivo da logomarca da sua empresa.
    3. Clique em Abrir.

      Dica:

      O arquivo de imagem pode ser com as extensões JPG, PNG e BMP. Após selecionar a imagem e confirmar a alteração, o Spice será fechado e, na reabertura, a imagem escolhida será exibida.

    Nome da máquina integradora

    Caso queira alterar a máquina integradora, siga os passos:

    1. Clique em .
    2. Confirme a alteração.

      Será informado o nome da máquina que se encontra em "Painel de Controle\Todos os Itens do Painel de Controle\Sistema".

      • Esta configuração é muito útil se você tem o Spice instalado em mais de uma máquina no seu estabelecimento.
        Sendo assim, ainda que exista mais de 1 Integrador do Spice rodando na mesma rede, não ocorrerá conflito na integração, porque apenas o Integrador da máquina integradora irá rodar; os demais serão finalizados automaticamente quando abertos.

      Não é aconselhável ter mais de um integrador do Spice rodando em máquinas diferentes, na mesma rede. Cuidado ao for instalar ou atualizar o Spice. A máquina integradora deve ser o computador em que o Integrador do Spice está rodando de fato.

    Habilitar o painel de itens mais vendidos na tela de vendas

    Utilize esta opção para ter mais agilidade no lançamento das suas vendas no módulo  Caixa do Spice utilizando o banner dos itens mais vendidos.

    Para configurar o
    Banner de Itens mais vendidos, siga os passos:

    1. Clique em Funções Administrativas.
    2. Clique em  Configurações.
    3. Clique na aba Geral.
    4. Marque a opção Habilitar o painel de itens mais vendidos na tela de vendas.
    5. Pressione F9 ou clique em Confirmar.

      Clique em OK e o sistema será reiniciado para que a configuração realizada tenha efeito. O mesmo ocorrerá caso deixe de utilizar o recurso por desmarcar a opção Habilitar o painel de itens mais vendidos na tela de vendas

      Feito isso, o Banner de Itens mais vendidos será habilitado na tela vendas:


    A tela de Itens Mais Vendidos exibe os seis itens mais vendidos armazenados na tabela produtosmaisvendidos*, porém se algum produto naquele dia que faça parte dos Itens Mais Vendidos estiver com indisponibilidade para venda, o sistema continua exibindo esse item na primeira abertura. A tabela só atualiza para retirar esse item indisponível e incluir outro após 2 horas da abertura do sistema.

    * Essa tabela interna do sistema, será alimentada com os 20 produtos mais vendidos e mostrará apenas 6. Na abertura do caixa, o sistema seleciona nessa tabela os seis mais vendidos que estejam disponíveis na data.


    Utiliza terminal como autoatendimento
    1. Selecione a opção Utiliza terminal como autoatendimento para habilitar o recurso de Autoatendimento do Spice. Desta forma, os clientes poderão efetuar o seu próprio pedido sem a necessidade de aguardar em uma fila de balcão.

      O pagamento pelo autoatendimento obriga a utilização do TEF com a NFC-e ou com o Sat. Se definida a forma de pagamento, o Tef Sitef realiza a integração necessária para finalizar a compra. As formas de pagamentos disponíveis e quais encaminham o pedido direto para retaguarda devem ser configuradas previamente no Shop em Produtos e Serviços / Cadastros / Formas de Pagamento. Para mais informações, clique aqui.

    2. Informe os recebimentos que serão padronizados para as vendas em CréditoDébito e Voucher.

    Finalizar automaticamente a tela de "Fechamento" ao atingir o valor pago

    Marque para que a tela Fechamento seja fechada pelo próprio sistema ao atingir o valor pago.

    Manter seleção de produtos aberta após selecionar um produto na tela de movimentação

    Selecione para facilitar sua seleção de produtos. Desta forma, o grupo será mantido aberto para seleção de produtos diferentes.

    Executar conferência cega no fechamento de caixaMarque esta opção para que a Conferência Cega seja efetuada ao realizar o fechamento de caixa.
    Informar manualmente as formas de pagamento na conferência cega

    Selecione para que ao fechar o caixa o operador de caixa inclua no momento da conferência de caixa as formas de pagamento que de fato ele recebeu, caso haja uma situação atípica.

    Spice

    Imagine que o cliente informe que pagará sua compra em dinheiro, o operador de caixa se adianta e finaliza a venda em dinheiro mesmo, só que no último minuto o cliente decidi pagar em cartão débito. Neste cenário, o registro da venda no sistema fica em dinheiro, mas no caixa entra o comprovante do cartão de débito.

    Com esta opção e para situações atípicas como essa, o operador de caixa pode informar as formas de pagamento que de fato ele recebeu.

    Caso queira manter o funcionamento antigo da Conferência Cega, que é exibir para o operador as formas de pagamentos registradas na venda, basta manter essa configuração desmarcada.

    Bloquear a mesa/comanda automaticamente após a impressão da contaSelecione para que a mesa ou comanda seja bloqueada após realizar a impressão da conta.
    Ativar controle de status do pedido (Itens Pendentes)

    Marque para ativar a utilização do recurso Itens Pendentes, responsável pelo gerenciamento dos status dos pedidos abertos e também do tempo decorrido de cada um.

    Caso não selecione a opção Ativar controle de status do pedido (Itens Pendentes), os produtos serão servidos automaticamente.

    Servir automaticamente os produtos na finalização da venda

    Selecione para que os produtos da respectiva mesa sejam servidos automaticamente ao finalizar a venda.

    Esta opção será habilitada se a opção Ativar controle de status do pedido (Itens Pendentes) estiver selecionada.

    Não controlar itens Pendentes da mesa/ comanda

    Marque e poderá receber sem problemas os seus pedidos com os itens servidos que utilizar em outros módulos do sistema.

    Spice

    Assim, ao ativar o Painel de Senhas, que automaticamente também ativa o controle de itens pendentes, não ocorrerá travamento do recebimento de mesa/comanda pelos módulos de Pedidos e Dig. Otimizada.

    Solicitar o CPF/CNPJ no fechamento da venda quando o valor exceder o limite estipulado para as vendas sem clienteSelecione para que, ao finalizar uma venda que ultrapasse o limite para vendas sem cliente informado no Shop, no Configurador do Spice, seja exibida automaticamente a tela para informar o CPF/CNPJ do cliente.
    Exibir o valor dos produtos na tela principal de vendas

    Selecione para que o valor do item seja exibido abaixo de sua imagem, dentro de cada grupo na tela de venda do Spice.

    Esta opção será muito útil para uso no terminal de autoatendimento.

    Exibir somente o código e o nome do cliente na localizaçãoMarque para que apenas o código e nome dos clientes sejam exibidos em todas as localizações no sistema.
    Abrir automaticamente a tela de pedido após a abertura da mesa/comandaSelecione para que a tela de pedido seja aberta automaticamente após realizar a abertura da mesa ou comanda, agilizando assim o processo.
    Somar o número de pessoas da comanda de origem na comanda de destino na transferência de mesas/comandas Marque para que o número de pessoas seja somado na comandas de destino ao realizar a transferência de mesas ou comandas.
    Trabalha com Spice ONSelecione para habilitar as opções de configuração para a integração com o Spice ON.
    Exibir adicionais na tela de localização de produtos

    Marque esta opção para você poder visualizar os adicionais na Localização de Produtos do Spice.

    Desta forma, sempre que for inserir um item no pedido pela Localização de Produtos, os itens adicionais também serão listados.
    Com esta opção marcada, os adicionais também serão enviados para o App Comanda Spice e poderão ser vendidos individualmente.

    Exibir ingredientes na tela de localização de produtos

    Marque se você trabalha com Ficha Técnica de produtos do Spice.
    Assim os itens vinculados na ficha (os ingredientes), são exibidos no Spice como ingredientes a serem removidos na hora da venda, se necessário ou ingredientes a serem vendidos separadamente.

    Sangrar apenas total em dinheiro nas vendas de balcão e mesa/comanda

    Selecione para sangrar apenas total em dinheiro no encerramento de caixa.

    Desta forma, o comprovante de sangria, emitido no encerramento de caixa, apresentará apenas valores em dinheiro, desconsiderando as quantias recebidas através de outras formas de pagamento.

    Habilitar a observação do pedido nas vendas de balcão e mesa/comandaMarque para que a janela de observação geral seja habilitada ao confirmar o pedido nos módulos de Caixa, Pedidos e Digitação Otimizada.
    Sinalizar problemas de impressão

    Selecione para que o sistema exiba alerta caso tenha uma impressora offline ou com problema de impressão, e essa impressora esteja configurada em algum setor de impressão do Spice.

    Assim antes mesmo de imprimir seus pedidos o sistema alerta sobre o problema, para poder resolvê-lo.

    Ativar venda pendente

    Selecione para habilitar recurso Venda Pendente na opção Caixa do Spice.

    Este recurso permite que você suspenda e realize nova venda, possibilitando assim, finalizar a que ficou pendente.
    Para mais detalhes, consulte o tópico Venda Pendente.

    Exigir o motivo do cancelamento

    Selecione para tornar obrigatório informar o motivo em todas as operações de cancelamento, independente da permissão do usuário.

    Assim você pode previnir que ocorram constantes cancelamentos na sua empresa sem qualquer justificativa.

    Pizza: ao selecionar mais de 1 sabor, cobrar o valor da mais cara

    Marque para que independente dos sabores escolhidos, a Pizza seja cobrada pelo valor cheio da Pizza mais cara dentre as selecionadas.

    Esta opção só se aplica a produtos do tipo Pizza na retaguarda. O Spice, por padrão, realiza o rateio proporcional do valor. Ative esta opção para desativar esse comportamento.

    Além disso, a opção possibilita que o valor mais caro da Pizza também seja praticado através do Comanda Spice / Comanda Alterdata (Apps), independente dos sabores escolhidos, será cobrado valor cheio da Pizza mais cara dentre as selecionadas.



  5. Clique em Confirmar.