Utilize as funcionalidades do módulo Caixa do Spice

Caso trabalhe com Painel de itens mais vendidos na tela de vendas, um banner com os itens mais vendidos será exibido na tela de vendas.
Saiba como configurar o recurso!

Veja o Banner dos Itens mais Vendidos...     


Lançar Vendas Balcão


O lançamento de vendas dependerá da forma de trabalho definida na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice.

As vendas do Caixa são destinadas ao cliente que não utiliza mesas/comandas no estabelecimento.

  1. Clique em Caixa, na tela principal do Spice.

  2. Faça a Abertura do Turno, caso esteja fechado.

    1. Para vincular CPF/CNPJ na nota:

      • Clique em Alt + C para localizar o cliente que será vinculado à venda.
      • Clique em Alt + M para informar o CPF ou CNPJ do cliente.

        Caso o estabelecimento seja do estado de São Paulo ou de algum estado que possua a legislação CAT52 ou similar vigente, a tela para informar o CPF do cliente será exibida na abertura do cupom em Caixa e na abertura de mesa.

    2. Esta definição só poderá ser realizada se a opção Utiliza tabela de preços 1 e 2, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, estiver marcada.
      Desta forma, o sistema utiliza o preço sugerido e praticado informado no cadastro de produtos na retaguarda (no caso do Shop, na Composição de Preço do produto localizada na aba Principal do Cadastro de Produtos).

      • Preço Praticado
        Pressione Ctrl + 1 para utilizar o preço praticado.

      • Preço Sugerido
        Pressione Ctrl + 2 para utilizar o preço sugerido.

    3. Clique em para definir o tipo de forma de busca dos produtos.


      No campo Quantidade selecione a quantidade do item que será vendida. Para inserir quantidades com mais de uma casa decimal:



      1. Clique em .
      2. Informe a quantidade.

      3. Pressione Enter.

       Caso utilize a forma de busca abaixo, insira a quantidade primeiro.

      1. Informe a quantidade.

        Dica:

        Para o item localizado, você pode informar como quantidade um valor em fração quando o produto for pesado.

      2. Indique o código ou a descrição do produto.

       Independentemente da forma de pesquisa selecionada, Clique em de busca para utilizar a Localização de Produtos.

      Se desejar, pressione F1 para utilizar esta localização. Ao clicar sobre qualquer coluna da Localização de Produtos do Spice, os itens visualizados serão ordenados de forma crescente ou decrescente. Ao localizar o produto por código, o sistema usará como padrão o que estiver informado nas configurações do sistema retaguarda, porém todos os códigos que o produto possui serão enviados ao Spice e poderão ser visualizados nas telas de venda.
      O código considerado como principal estará informado em Configurador Shop / Produtos / Localização/Códigos.

      Outra forma de realizar a inclusão de um item a ser vendido é por meio do Grupo de Produtos. Basta clicar na imagem do grupo e selecionar o produto para que seja feita a inclusão na venda. Na tela de movimentação do Spice, o Grupo Indefinido identificado pela imagem  será exibido por último no quadro de grupos do Spice.

      Para que as imagens dos produtos e grupos sejam exibidas, a opção Trabalhar com o Alterdata Spice, do Configurador Spice, deve estar marcada.

      Caso o produto não possua grupo definido, este será agrupado no Spice como item pertencente ao Grupo Indefinido.
      Se o Shop estiver configurado para utilizar descrição complementar e o produto possuir característica da cozinha ou da copa, após selecionar o item será possível incluí-la para que seja impressa nos pedidos para a copa ou para a cozinha. Assim, serão exibidos na tela Itens Pendentes, porém não serão impressos no cupom de venda. Não é possível utilizar descrições complementares inclusas no Cadastro do Produto, pois a descrição pode variar de cliente para cliente.

      Spice

      Determinados clientes podem preferir picanha malpassada, outros bem-passada ou, até mesmo, alguns podem dispensar a cebola de determinado prato, enquanto outros fazem questão.


      O Spice utiliza as opções do campo Fabricaçãolocalizado na aba Adicional do Cadastro de Produtos. A opção selecionada neste campo influenciará na utilização do sistema da seguinte forma:

      • Mercadoria de fabricação própria: Se marcar a opção Mercadoria de Fabricação Própria, o Spice entende que trata-se de algo produzido na cozinha e envia automaticamente o produto selecionado para a impressora da cozinha.

      • Mercadoria de fabricação por terceiros: Se a opção Mercadoria fabricada por terceiros for marcada, o sistema entende que não trata-se de um produto de cozinha e envia normalmente para lista de produtos a serem entregues, ou no balcão ou na mesa, dependendo da modalidade da venda.




  3. Clique na imagem do grupo para visualizar os produtos que o compõem.

    Se tiver informado o cliente pelo atalho Alt + C, neste momento suas informações cadastrais serão exibidas na tela Dados do Cliente para que informe e confirme algum campo possivelmente pendente. Caso contrário, preencha as informações na tela Dados do Cliente, que serão gravados no Cadastro de Clientes após a exportação do Integrador Spice.

    (informação)  A tela Dados do Cliente será exibida ao selecionar o item da venda caso a opção Exibir tela de dados do cliente na abertura das vendas, localizada na seção Clientes do Configurador Spice, esteja selecionada. Caso localize um produto que seja unitário por dentro do grupo de produtos do Spice, e nas configurações do sistema estiver marcado para Nunca Editar quantidade / peso no Spice, o sistema o enviará direto para venda.

  4. Selecione o produto que o cliente deseja.

    Se o produto for vendido a peso, informe a quantidade fracionária no campo de quantidade da tela de venda. Caso o produto possua "observações", informe os Adicionais que deseja ou remova Ingredientes. Adicionais e os ingredientes que forem removidos também serão impressos na comanda de copa e cozinha, pedido e conferência de conta.

    Os itens adicionais são produtos acrescentados a um determinado prato do cardápio ou pedido do cliente que permite personalizar o atendimento, além de ser uma boa forma de impulsionar as vendas do seu estabelecimento.

    1. Os produtos que fazem parte deste grupo podem ser localizados na tela Adicionais.

      Se você possui muitas opções de adicionais, utilize a "Busca Sensitive". A medida que digitar o conteúdo, os adicionais correspondentes serão localizados pelo sistema de imediato.

      1. Clique em .

      2. Informe a descrição do adicional que o cliente deseja incluir.

      Dica:

      Os produtos adicionais disponíveis dependem de quais grupos o adicional está definido para utilização.
      Essa definição é feita na área Grupos que utilizarão este adicional da aba Dados Básicos do cadastro do adicional, localizado no Cadastro de Produtos Spice.

    2. Informe a quantidade do adicional que o cliente deseja acrescentar.

      Utilize os ícones para definir as quantidades.

    3. Clique em Próximo.

    4. Selecione as Observações para o produto escolhido pelo cliente.

      Spice

      Exemplos:

      • Pizza com cebola ou sem cebola.
      • Refrigerante com gelo ou sem.
      • Bife bem-passado ou malpassado.

      Para que a tela Observações seja exibida é necessário:

      • Shop Configurado
        Em Configurações e Manutenção / Opções / Produtos / Geral a opção Trabalha com Descrição Complementar deve estar marcada.

      • Produto configurado
        Na aba Adicional do cadastro do produto vinculado no pedido, a opção Descrição complementar deve estar marcada.
        Na aba Spice do cadastro do produto vinculado no pedido, as observações deste devem estar vinculadas.
    5. Clique em Confirmar ou pressione F9 para vincular ao produto os adicionais e observações selecionadas.

      O produto, adicionais e observações selecionados serão inseridos na área Itens Vendidos, à direta da tela do Spice.
      Se necessário, você pode alterar os dados ou remover itens da venda.

       Caso precise alterar dados do produto incluído na área Itens Vendidos, siga os passos:

      1. Clique em ou pressione Ctrl + E para editar.

      2. Informe a quantidade.

      3. Clique ou pressione Enter.
      4. Informe a quantidade dos adicionais, caso o produto possua.
      5. Clique em Próximo.
      6. Informe as Observações do produto.
      7. Clique em Confirmar ou pressione F9 para vincular ao produto os adicionais e observações selecionadas.

       Caso precise tirar um item da área Itens Vendidos, clique em daquele que deseja remover da venda, ou:

      1. Selecione o item da venda em Itens vendidos.

      2. Clique em .

      3. Clique em Sim para confirmar.


    Utilize esta opção caso o produto selecionado seja, por exemplo, um combo com vários ingredientes que permita a remoção de certos itens, caso o cliente solicite.

    Combo

    Itens comercializados por combinação de dois ou mais produtos com diferenciação de preço entre eles.
    Exemplo: Digamos que na venda do combo contendo SanduícheRefresco e Porção de Fritas você permite que o cliente remova a Porção de Fritas, se desejar.
    Neste caso, o item que poderá ser removido deve ter a opção 
    Opcional  habilitada no cadastro do Combo.

    Para remover o item do combo, siga os passos:

    1. (Opcional) Caso tenha muitos itens na tela Ingredientes, utilize os cursores para seleciona-los.

    2. Desmarque o produto que deseja remover: Item Presente ou Item Removido.


  5. Informe a quantidade do produto que será incluído na venda.

    Caso precise, clique em ou pressione Ctrl + E para editar ou em para remover o produto da área Itens Vendidos da tela de venda.

     

  6. Clique em Confirmar ou pressione a tecla F10 após incluir os itens.

    1. (Opcional) Inclua as observações que o cliente talvez faça para o pedido.

  7. Utilize as funcionalidade da tela Fechamento.

    Caso o pedido de ifood possua cupom de desconto ou acréscimo vinculado, os valores correspondentes serão exibidos na tela de fechamento.

    Caso a opção Habilitar taxa como item, localizada na aba Taxas das Configurações do Spice não esteja marcada, utilize as funcionalidades da tela Fechamento:

    1. (Opcional) Aplique acréscimo ou desconto à venda.

      Você pode utilizar as teclas de atalho ou selecionar a opção correspondente para aplicar desconto ou acréscimo.

      1. Pressione Alt + A ou selecione a opção Acréscimo.

      2. Defina o tipo de acréscimo.

        • Por valor (R$)
          Pressione Ctrl + V para acréscimo por valor.

        • Por percentual (%)
          Pressione Ctrl + P para acréscimo por percentual.

      3. Informe o valor ou percentual de acréscimo.
      4. pressione Enter.
      1. Pressione Alt + D ou selecione a opção Desconto.

      2. Defina o tipo de desconto.

        • Por valor (R$)
          Pressione Ctrl + V para desconto por valor.

        • Por percentual (%)
          Pressione Ctrl + P para desconto por percentual.


      3. Informe o valor ou percentual de desconto.
      4. Pressione Enter.
    2. Informe a moeda de recebimento para o fechamento.

      Similar ao PDV Alterdata, o Spice respeita o limite máximo de 16 (parcelas) ou formas de pagamento. Se desejar sair da tela de escolha de recebimentos da venda do Spice, Clique em Fechar.


      (Opcional) Utilize as opções da lista de itens da tela de Fechamento.

      • Abrir Gaveta
        Utilize as teclas de atalhos Ctrl + A para realizar a abertura de gaveta.

      • Aglutinar Itens
        Selecione a opção Aglutinar itens unitário para que os itens que se repetem no lançamento seja aglutinados (unificados) em único lançamento.

      • Ordenação
        Defina se os itens lançados serão ordenados por nome ou por digitação.

    Caso a opção Habilitar taxa como item, localizada na aba Taxas das Configurações do Spice esteja marcada, utilize as funcionalidades da tela Fechamento:

    Clique em para habilitar a opção de sua preferência.

    1. (Opcional) Habilite a opção Aglutinar itens unitários.

    2. (Opcional) Habilite a opção de ordenação.

      Você pode ordenar os produtos por Nome (Ordem Alfabética) ou por Digitação (Ordem de Digitação). O ícone indica quais produtos não tiveram taxas calculadas, ou seja, quais produtos são isentos de taxa na tela de conferência.

    3. (Opcional) Informe o valor (R$) ou percentual (%) de desconto e acréscimo na venda.

      Caso precise, você pode imprimir desconto e o acréscimo da Conta. Isso mesmo! Os dois valores na impressão, desde que o Spice esteja configurado para trabalhar com taxa como item.

    4. (Opcional) Informe a taxa de serviço ou entrega.

      Caso trabalhe com taxa de serviço padrão, ela será incluída na venda automaticamente. Se necessário, você pode incluir mais de uma taxa na venda.

      1. Clique em Adicionar Taxa.

      2. Selecione a taxa que você deseja incluir.

      3. Clique em Confirmar ou pressione F9.
      4. (Opcional) Clique em para remover, caso tenha selecionado a taxa erroneamente.


    5. (Opcional) Clique em   ou  para alterar o número de pessoas para Couvert.

    6. Informe a moeda de recebimento para o fechamento.

      Dica:

      Similar ao PDV Alterdata, o Spice respeita o limite máximo de 16 (parcelas) ou formas de pagamento. Se desejar sair da tela de escolha de recebimentos da venda do Spice, clique em Fechar.

      (Opcional) Utilize as opções da lista de itens da tela de Fechamento.

      • Abrir Gaveta
        Utilize as teclas de atalhos Ctrl + A para realizar a abertura de gaveta.

      • Consultar Detalhamento de Taxa

        Os itens que são isentos de taxas de serviço no cálculo da taxa serão considerados no fechamento.

        Clique em para consultar os produtos da venda que tenham ou não incidência de taxa de serviço.

      • Aglutinar Itens
        Selecione a opção Aglutinar itens unitário para que os itens que se repetem no lançamento seja aglutinados (unificados) em único lançamento.

      • Ordenação
        Defina se os itens lançados serão ordenados por nome ou por digitação.

    7. (Opcional) Clique em para remover, caso tenha selecionado a moeda erroneamente.

    8. Clique em Pagar ou pressione F9.

    9. Confirme a impressão do documento.

     

  8. Confirme ou informe o valor pago pelo cliente e pressione Enter.

  9. Clique em Confirmar ou pressione F9 para incluir a Forma de Pagamento e fechar a venda.

    Quando a venda for totalmente recebida e finalizada o comprovante de transação Pix será impresso.

    Dica:

    O comprovante da transação Pix será útil para sua conferencia de caixa.

    • Caso haja um recebimento parcial em Pix e a venda continue aberta, o comprovante Pix só será impresso ao completar o recebimento da venda e finalizar a mesma.
    • No módulo Delivery, o comprovante Pix será impresso quando confirmar o pagamento do pedido.
    • O sistema mantem o vínculo com o pagamento Pix (se houver) até que o usuário decida receber totalmente a venda ou cancelar tudo.

    Os casos de cancelamento, após a confirmação do banco, por enquanto está em processo implementação no sistema. Sendo assim, se você precisar cancelar algum recebimento PIX, deve verificar diretamente com o banco.

     Integração Shipay

    Você utiliza a integração da fintech Shipay para os pagamentos digitais Pix e Pix Alterdata?
    No momento do pagamento, o QR Code será gerado de forma dinâmica e com a confirmação do pagamento direto na tela do Caixa e em tempo real.
    É mais segurança para o seu cliente e, claro, para o seu estabelecimento comercial! (piscar o olho)



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Lançar Venda Pendente


Utilize este recurso para suspender temporariamente o lançamento de uma venda caixa no Spice.

Venda Pendente

Imagine o operador de caixa, passando uma venda, de repente o cliente se lembra que esqueceu um produto e vai em busca dele! E se você pudesse suspender momentaneamente o lançamento, lançar outas vendas e concluir a venda pendente posteriormente?
Você pode fazer exatamente isso por meio do recurso Venda Pendente do Spice.

Para saber como utilizar o recurso, consulte o tópico Venda Pendente.


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Lançar Pizza


Se o seu estabelecimento é do ramo de Pizzaria, utilize este recurso para lançar Pizza no momento da venda, com suas muitas variações de Tamanhos e SaboresMassasBordasingredientes de forma ágil e simples.

Essas variações são gravadas no Cadastro de Produtos Spice, nele você pode atribuir Ficha Técnica, ou seja, os ingredientes referentes ao sabor ou recheio do produto e o Modo de preparo.

  1. Clique em Caixa, na tela principal do Spice.
  2. Faça a Abertura do Turno, caso esteja fechado.
  3. Clique no grupo Pizza.

  4. Selecione o tamanho da Pizza e clique em Avançar.

    No cadastro de tamanhos você pode determinar a quantidade de sabores em que a Pizza pode ou não ser dividida.

     

  5. Selecione o sabores da Pizza e clique em Avançar.
  6. Selecione os tipos massa e clique em Avançar.

    No cadastro de Massas você pode determinar o tipo da massa da Pizza:

    • mais grossa e levemente crocante por fora, similar a Pizza nova-iorquina; 
    • grossa e geralmente com mais de um centímetro de espessura, similar a Pizza siciliana; 
    • amassada à mão com diâmetro e espessura bem definidos, típico da Pizza napolitana.

     

  7. Selecione os ingredientes que deseja retirar ou adicionais que deseja incluir na Pizza.
  8. Clique em Confirmar.

    Dica:

    Caso precise, ao clicar em você pode editar o item do tipo Pizza após ser inserido no card de venda, assim como funciona com os demais produtos.

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Impressão de Vendas / Notas


Esta funcionalidade possibilita visualizar, na tela Impressão da Venda / Nota, as vendas do terminal realizadas no dia anterior e no dia atual permitindo o envio por e-mail, reimpressão da venda ou o envio da nota à SEFAZ.

Quer limitar o acesso à tela principal de Reimpressão de Vendas?   

Operações financeiras do sistema são assunto delicado, pois valores das vendas, geração de NFC-e devem ser monitorados por usuários específicos do sistema.
Por isso, você pode limitar a exibição dos valores na tela de impressão de vendas / notas (ALT +V) e também o acesso à tela principal de reimpressão de vendas, a famosa ALT + V.

Basta acessar o cadastro de usuários do Shop, localizar a chave "Acessar tela de reimpressão de vendas (ALT + V)" para definir se o acesso será ou não concedido para o usuário em questão e integrar o sistema para ativar o recurso.


  1. Clique em Caixa, na tela principal do Spice.
  2. Faça a Abertura do Turno, caso esteja fechado.
  3. Clique em Envio da Venda ou pressione Alt + V.

    Caso o documento não possua modelo informado no banco de dados, a venda correspondente aparecerá na tela Impressão da Venda / Nota, na cor preta, indicando que não foi gerado cupom fiscal eletrônico. As vendas apresentadas na cor verde indicam que o documento fiscal foi gerado.

     

  4. Na tela Impressão da Venda / Nota, utilize as opções:

    Filtrar Vendas  

    1. Informe o período de vendas do caixa.
    2. Informe os tipos de vendas que serão filtrados: TodosEnviados ou Não Enviados.
    3. (Opcional) Desmarque a opção Filtrar apenas as vendas deste caixa para visualizar vendas de outro caixa.
    Enviar por E-mail   

    Apenas as notas já encaminhadas para a SEFAZ serão enviadas por e-mail em formato PDF.

    1. Selecione a nota que será enviada.
    2. Clique em Enviar por E-mail.
    Reimprimir Venda   

    1. Selecione a nota que será reimpressa.
    2. Clique em Reimprimir Venda.
    Enviar Nota  

    É necessário configurar o Spice para trabalhar com NFC-e ou SAT para realizar o envio da nota para SEFAZ.

    1. Selecione as notas que serão enviadas.

      Desta forma você pode gerar Cupom Fiscal das notas simultaneamente.

    2. Clique em Enviar Nota.
    3. Confirme o envio das notas selecionadas.

      Você escolher imprimir todas as notas ou não imprimir nenhuma.

       


     
  5. Fecha a tela Impressão da Venda / Nota.

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Visualizar Mesas/Comandas Abertas


A utilização dos recursos a seguir depende da forma de trabalho definida na aba Forma de Trabalho, das Configurações do Spice.

  1. Clique em Caixa, na tela principal do Spice.
  2. Faça a Abertura do Turno, caso esteja fechado.
  3. Clique em Pedidos ou pressione Alt + P.

    Caso a opção Utilizar controle de garçons por item localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice esteja marcada, neste momento o Garçom será solicitado.

  4. Visualize as mesas ou comandas abertas.

    Para mais detalhes sobre as funcionalidades da tela Mesas Abertas, consulte o tópico Mesas Abertas.
    Para mais detalhes sobre as funcionalidades da tela Comandas Abertas, consulte o tópico Comandas Abertas.

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Acessar Delivery


Utilize o atalho de acesso ao módulo Delivery presente na tela do Caixa.

  1. Clique em Caixa, na tela principal do Spice.
  2. Faça a Abertura do Turno, caso esteja fechado.
  3. Clique em Delivery ou pressione Alt + D.
  4. Utilize as funcionalidades do Delivery.

    Para mais detalhes sobre as funcionalidades, consulte o tópico Delivery.

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Funções Caixa


  1. Clique em Caixa, na tela principal do Spice.
  2. Faça a Abertura do Turno, caso esteja fechado.
  3. Clique em Caixa ou pressione Shift + F11.
  4. Selecione a função caixa que deseja utilizar.

    Sangria   

    É possível lançar uma retirada de caixa ou fazer o lançamento de despesa.

    1. Selecione a opção Sangria.
    2. Informe os dados do laçamento de Sangria / Despesas.
    3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
    Suprimento   

    É possível fazer o lançamento de entrada de valores no caixa.

    1. Selecione a opção Suprimento.
    2. Informe os dados do Laçamento de Suprimentos.
    3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
    Cancelamento   

    Apenas os pedidos que estiverem dentro da atual abertura de caixa poderão ser cancelados. Portanto, não será permitido cancelar um pedido de um caixa que foi encerrado e nem encerrar pedidos realizados por outro caixa. No cancelamento, a inutilização NFC-e ocorrerá de forma automática no Spice. Notas sem retorno no envio também serão inutilizadas desta forma. Já as notas sem conexão do retorno serão automaticamente canceladas.


    1. Selecione a opção Cancelamento.
    2. Selecione o pedido que deseja cancelar na tela Cancelamento de Pedido.
    3. Pressione F9 ou clique em Confirmar.
    4. Clique em OK.
    Reimprimir último DANFE   

    1. Selecione a opção Reimprimir último DANFE.
    2. Confirme a reimpressão.

  5. Feche a tela Funções Caixa.



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