Além de possibilitar a consulta das comandas que estão abertas, esta funcionalidade do Alterdata Spice possui outras opções que tornam a utilização do sistema mais dinâmica.

A utilização dos recursos que seguem dependerá da forma de trabalho definida na aba Forma de Trabalho, das Configurações do Spice.
Caso esteja marcada a opção Abrir a tela de itens vendidos ao selecionar uma comanda para venda na tela de pedidos, localizada na aba Geral das Configurações do Spice, a tela Produtos vendidos da comanda será exibida sempre que a Comanda for selecionada, permitindo a conferência dos itens já lançados antes de fechar a conta.


Dica:

(Opcional) Clique em para reduzir a área de exibição do Menu da tela Comandas Abertas. Desta forma, poderá acessar as opções do menu por meio dos ícones.
Para voltar a exibir as opções do menu conforme o padrão, clique em .
Para mais detalhes sobre as opções otimizadas da tela Comandas Abertas, consulte o tópico Ações Otimizadas.


Digitação Otimizada

Esta opção possibilita a abertura de mesas, além de permitir a inclusão de itens em mesas previamente abertas de forma mais rápida. 

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.
  2. Clique em Dig. Otimizada ou pressione (F1).

  3. Utilize as funções otimizadas.

    Para mais detalhes sobre as opções da digitação otimizada, consulte o tópico Digitação Otimizada.

Abrir Comanda

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Abir mesa ou pressione F2.
  3. Informe o número da comanda.

    Caso esteja marcada a opção Exibir teclado numérico na abertura das mesas, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o teclado numérico será exibido.
    Caso utilize a "vírgula" do teclado físico nessa tela, o caractere "ponto" será exibido no lugar na abertura da comanda.

  4. Pressione Enter para confirmar a numeração da comanda.

  5. Informe o número da mesa.

  6. Informe o Garçom, caso seu estabelecimento não trabalhe com controle de garçons por item.
  7. Clique em Abrir ou pressione Enter.
  8. Selecione os itens do pedido.

    Caso trabalhe com descrição complementar, a tela Descrição complementar / observações será exibida para que informe as observações do pedido.
    Para isso, é necessário configurar o sistema previamente da seguinte forma:

    • Shop Configurado

      Em Configurações e Manutenção / Opções / Produtos, a opção Trabalha com Descrição Complementar deve estar marcada.

    • Produto configurado

      Na aba Adicional do cadastro do produto vinculado no pedido, a opção Descrição complementar deve estar marcada.
      Na aba Spice do cadastro do produto vinculado no pedido, as observações para o produto devem estar vinculadas.
  9. Clique em Confirmar ou  pressione F10.

    Um Card correspondente a comanda aberta será visualizado na tela Comandas Abertas. Se tratando de uma comanda, nele visualizará o número da comanda, número do pedido, o tempo de abertura, valor e número de pessoas que ocupam a mesa.

Localizar Comanda

Utilize este recurso para facilitar a localização de uma comanda específica.

Dica:

Esta função é muito útil quando o cliente perde a comanda/cartão e você tem dificuldade de encontrar no sistema a mesa em que ele está, permitindo localizá-la pelo CPF/CNPJ do cliente.

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

  2. Informe o parâmetro para busca em Localize aqui a comanda.

    Você pode localizar pelo número da comanda ou pelo CPF/CNPJ do cliente.

  3. Pressione Enter.


Incluir Produto no Pedido

A inclusão de produtos no pedido em aberto será muito útil na utilização do pagamento parcial do pedido.

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Venda ou pressione F3.

    Por padrão, a ação Venda (F3) ficará sempre marcada. Desta forma, sempre que Receber Conta, Cancelar, Imprimir, a marcação sempre voltará para a opção Venda.

  3. Selecione a comanda para que  tela de lançamento de itens do pedido seja exibida.

    Dependendo da forma de trabalho definida na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, as mesas ou comandas abertas serão exibidas.

    A opção Imprimir Conta estará desabilitada na tela de lançamento de pedidos quando a comanda estiver sem itens.
    Caso já exista item na mesa e não tenha nenhum sendo lançado, os itens já existentes serão impressos.
    Se houver item na mesa e outros sendo lançados, o movimento será gravado e a conta impressa.

  4. Selecione o produto.
  5. Clique em Confirmar ou pressione F10.


Alterar Dados da Comanda 

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Editar ou pressione Ctrl + E.
  3. Selecione a comanda que terá os dados alterados.
  4. Altere os informações da comanda.


    CampoDescrição
    Descrição

    Informe a descrição de sua preferência que identificará a comanda aberta.

    Se desejar, clique em para utilizar o teclado virtual.

    Cliente

    Para alterar o cliente, siga os passos:

    1. Clique em , ou pressione Alt + C.

    2. Informe por qual dado deseja localizar o cliente.

      Poderá localizar cliente por código, nome, cidade, telefone, CPF ou CNPJ.

    3. Clique em Confirmar ou pressione F9.
    Funcionário

    (Opcional) Altere o garçom de abertura da comanda.

    O Garçom obrigatoriamente é informado ao realizar a abertura da comanda.

    Nr. mesa

    Altere o número da mesa ocupada.

  5. Clique em Confirmar ou pressione F9.


Imprimir Conta 

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Imprimir Conta ou pressione Ctrl + I.
  3. Selecione a comanda que terá a conta impressa.
  4. Clique em Confirmar ou pressione F9.


Bloquear / Desbloquear Comanda

Para realizar o bloqueio ou desbloqueio de uma mesa, siga os passos:

  1. Na tela principal do Spice, Clique em Pedidos.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Bloq / Desbloq ou pressione Ctrl+B.
  3. Selecione a comanda que será bloqueada ou desbloqueada.
  4. Clique em Sim ou pressione Enter.


Bloquear / Desbloquear Comanda

Para unificar mesas, siga passos:

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Unificar ou pressione F4.
  3. Selecione as comandas que serão unificadas.
  4. (Opcional) Clique em Itens Vendidos ou pressione F11 para consultar os produtos vendidos por comanda.
  5. Clique em Confirmar ou pressione F9.
  6. Selecione a comanda de destino.
  7. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    O processo de unificação não pode ser revertido.

  8. Confirme a unificação.


Transferir Pedido de Comanda

Para transferir mesas, siga os passos:

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Transferir ou pressione F5.
  3. Selecione a opção Pedido ou pressione F9.
  4. Selecione a comanda de origem.
  5. Selecione a comanda de destino.


Transferir Itens de Comanda

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Transferir ou pressione F5.

  3. Selecione a opção Itens ou pressione F10.
  4. Selecione a comanda de origem.
  5. Selecione os itens que serão transferidos.
  6. Clique em Confirmar ou pressione F9.
  7. Selecione a comanda de destino.


Cancelar Comanda Aberta

Utilize esta Função Administrativa para cancelar uma comanda.

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Cancelar ou pressione F6.

  3. Selecione a mesa que será cancelada.

  4. Clique em Sim ou pressione Enter.

  5. Informe o motivo do cancelamento.

  6. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    O cancelamento será impresso se a opção Imprimir cancelamento de comanda, localizada na aba Impressão das Configurações do Spice, estiver marcada.
    A descrição desta opção dependerá da forma de trabalho definida na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice.

Receber Conta

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Receber Conta ou pressione F9.

    Ao pressionar o botão Receber Conta, caso exista uma digitação em andamento, uma mensagem será exibida questionando se deseja ou não confirmar a digitação para depois fechar a conta.

    • Caso clique em Sim, o item será inserido e a tela de recebimento da conta será aberta.
    • Se clicar em Não, nenhuma ação será executada, mantendo-se na tela principal com o item pendente de envio para a comanda.
  3. Selecione a comanda.

  4. Na tela de Fechamento, selecione a forma de pagamento.
  5. Selecione a moeda desejada.
  6. Confirme ou informe o valor pago pelo cliente.
  7. Pressione Enter.
  8. Clique em Confirmar ou pressione Enter.

    Caso o valor informado gere troco ao cliente. informe e confirme a moeda do troco.

Itens Vendidos

Para consultar os itens vendidos por comanda, siga os passos:

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Itens Vendidos ou pressione F11.
  3. Selecione a comanda cujos produtos serão consultados.

    Na tela Produtos vendidos por mesas poderá confirmar que se o item foi servido, cancelar o item ou consultar os que foram cancelados ao selecionar a opção Exibir itens cancelados.

    • Item Servido
      Para confirmar que o item foi servido, siga os passos:

      1. Selecione o pedido.
      2. Clique em Item Servido.

      3. Clique em Sim para confirmar.

    • Cancelar Item
      Para cancelar o item, siga os passos:

      1. Selecione no grid o pedido desejado.
      2. Clique em Cancelar Item ou pressione Delete.

      3. Clique em Sim para confirmar o cancelamento.
      4. Informe a quantidade do item que será cancelado.
      5. Digite o motivo do cancelamento.
      6. Pressione F9 ou clique em Confirmar.

  4. Feche a consulta dos itens vendidos por comanda.


Enviar Venda

Para utilizar as opção de envio da nota, siga os passos:

O cancelamento a inutilização NFC-e ocorrerá de forma automática no Spice. Notas sem retorno no envio serão inutilizadas automaticamente; notas sem conexão do retorno serão canceladas automaticamente.

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Envio da Venda ou pressione Alt + V.

    Dica:

    Caso o documento não possua modelo informado no banco de dados, a venda correspondente aparecerá na tela Impressão da Venda / Nota, na cor preta, indicando que não foi gerado cupom fiscal eletrônico.
    As vendas apresentadas na cor verde indicam que o documento fiscal foi gerado.

  3. Na tela Impressão da Venda / Nota, utilize as opções:

    • Filtrar Vendas

      1. Informe o período de vendas do caixa.
      2. Informe os tipos de vendas que serão filtradas: TodosEnviados ou Não Enviados.
      3. (Opcional) Desmarque a opção Filtrar apenas as vendas deste caixa para visualizar vendas de outro caixa.

    • Enviar por E-mail

      Apenas as notas já enviadas para a SEFAZ serão enviadas por e-mail em formato PDF.

      1. Selecione a nota que será enviada.
      2. Clique em Enviar por E-mail.

    • Reimprimir Venda

      1. Selecione a nota que será reimpressa.
      2. Clique em Reimprimir Venda.

    • Enviar Nota

      É necessário configurar o Spice para trabalhar com NFC-e ou SAT para realizar o envio da nota para SEFAZ.

      1. Selecione a nota que será enviada.
      2. Clique em Enviar Nota.


  4. Fecha a tela Impressão da Venda / Nota.


Configurações da Comanda

Para determinar as configurações da comanda e layout do card, siga os passos:

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Clique em Configurações ou pressione Alt + C.
  3. Determine as configurações:

    Informação

    Para realizar a definição das configurações, basta clicar no ícone  da opção correspondente habilitar ou em  para desabilitar.
    Assim você pode, por exemplo, escolher se imprime ou não a descrição da comanda, tempo de ocupação da comanda...

    • Mesa Fixa

      Ao utilizar a forma de trabalho comanda, não será possível habilitar a utilização de mesa fixa.

    • Configurações

      1. Habilite a inclusão de detalhes da comanda na abertura. 
      2. Habilite a utilização do botão Venda (F3) como padrão, após realizar alguma outra ação na tela de mesas/comandas. 
      3. Habilite a opção Informar o cliente na abertura da comanda.

        Dica:

        Esta opção gera no relatório Relatório de Clientes os registros de entrada e saída do cliente informado na abertura da comanda.
        Com esta opção selecionada e a comanda sendo lançada pelo módulo Pedidos, será habilitado o novo Cadastro de Cliente, que pode ser acessado pela opção Alt + C - Cadastrar da Localização de Clientes.

      4. Habilite a permissão de abertura de uma mesa/comanda para o mesmo cliente.

        Dica:

        A opção Permitir abrir mais de uma comanda para o mesmo cliente permitirá ou não que você abra nova comanda para o cliente com comanda em aberto. Esta opção pode atender situações em que o cliente perde a comanda, e você quer permitir ou não que outra comanda seja aberta para o cliente.

      5. Determine se o o endereço do cliente será obrigatório na abertura da comanda.


    • Layout Card

      Habilite as opções de definição do layout do card, ou seja, as informações que você deseja exibir na impressão.

      A medida em que forem definidas as opções, visualize o layout na área Demonstrativo do layout do card.
      Utilizando a forma de trabalho comanda, não será possível habilitar status da comanda.

      Caso habilite opção Itens em negrito, os Produtos, Pizzas, Adicionais, Ingredientes e Observações serão impressos em caixa alta para facilitar o preparo do pedido na cozinha e o preparo de drinks na copa.

  4. Clique em Salvar.


Filtrar Comandas

Para realizar a filtragem das mesas, siga os passos:

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica!

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Na área Filtros, habilite ou desabilite os status das mesas que você deseja filtrar.

    (Opcional) Clique em  (localizado no canto superior direito) para ocultar as opções de filtros.
    Para voltar a exibir as opções de filtro, clique em .

    Você pode filtrar pedidos das mesas:

    • Livre Livre
    • Ocupada Ocupada
    • Reservada Reservada
    • Bloqueada Bloqueada
    • Temporária Temporária
    • Em Pagamento Em Pagamento
    • Pendente Pendente
    • NFC-e Emitida

      O status NFC-e Emitida filtra os pedidos finalizados e tiveram NFC-e emitidas nas máquinas SmartPOS.
      Os pedidos com NFC-e emitidas pelas máquinas SmartPos permanecem abertos no Spice, mas são imutáveis, pois aguardam a conferência e confirmação do pagamento pelo caixa.


  3. (Opcional) Utilize o campo de buusca para localizar determinado pedido.
  4. (Opcional) Clique em  para aumentar ou em  diminuir os Cards das mesas exibidos na tela Mesas abertas.



Ordenar Cards

Para todas as comandas abertas será atribuído um cards correspondente a elas na tela Comandas Abertas.    
Para realizar a ordenação deste cards, siga os passos:

  1. Clique em Pedidos, na tela principal do Spice.

    Dica:

    Caso esteja marcada a opção Utilizar controle de garçons por item, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice, neste momento o Garçom será solicitado.

  2. Defina a ordenação dos cards.

    A ordenação dos cards pode ser feita pelo número da comanda, descrição, tempo de abertura, Garçom ou status.
    Basta clicar em para habilitar a opção de sua escolha.