A digitação otimizada possibilita efetuar a abertura de mesa ou comanda sem a necessidade de fechar a consulta de Mesas Abertas, Comandas Abertas ou a tela de Delivery.

Dica!

Dependendo da tela que estiver visualizando (Mesas AbertasComandas Abertas ou Vendas Delivery), é possível utilizar as funcionalidades da Digitação Otimizada.


Acessar a Digitação Otimizada

  • Pedidos
    Para acessá-la pela tela Mesas Abertas ou Comandas Abertas (dependendo da Forma Trabalho definida para seu estabelecimento), siga os passos:

    1. Clique em Pedidos.
    2. Pressione F1 ou clique em Dig. Otimizada.

  • Delivery
    Para acessá-la pela tela Delivery, siga os passos:

    1. Clique em Delivery.
    2. Pressione F5 ou clique em Digit. Otimizada.


Abrir Mesa / Comanda

  1. Informe no campo Mesa ou Comanda o número da mesa ou comanda que será aberta (dependendo da Forma Trabalho definida para seu estabelecimento).

  2. Clique em Sim para confirmar a abertura.
  3. Preencha os campos da tela Abertura de Mesa ou Abertura de Comanda.
  4. Clique em Confirmar.

    A numeração da mesa será inserida na grid Mesas Abertas ou Comandas Abertas, localizada na parte superior da Digitação Otimizada.

Incluir Item da Mesa / Comanda

  1. Selecione no grid Mesas Abertas ou Comandas Abertas a mesa ou comanda (dependendo da Forma Trabalho definida para seu estabelecimento).

  2. (Opcional) Defina o preço que será utilizado.

    Esta definição só poderá ser realizada caso esteja marcada a opção Utiliza tabela de preços 1 e 2, localizada na aba Forma de Trabalho das Configurações do Spice.
    Desta forma, o sistema utilizará os preços sugerido e praticado informados no cadastro de produtos na retaguarda (no caso do Shop, na Composição de Preço do produto localizada na aba Principal do Cadastro de Produtos).

    • Preço Praticado
      Pressione Ctrl + 1 para utilizar o preço praticado.

    • Preço Sugerido
      Pressione Ctrl + 2 para utilizar o preço sugerido.


  3. Informe o código ou descrição do produto.

    A medida que o código ou descrição do produto for digitado, os itens encontrados serão listados de acordo com a digitação.

    Caso não saiba o código do produto, siga os passos:

    1. Clique em .

    2. Selecione o produto na Localização de Produtos.

      Dica!

      Quando houver mais de um produto com o mesmo código, o sistema exibirá apenas uma vez a tela de seleção do produto que deseja vender.

  4. (Opcional) Remova ou adicione ingredientes no pedido do cliente.

  5. (Opcional) Selecione na tela Descrição Complementar / observações a obervação do pedido.

    Exemplo!

    Pizza com cebola ou Pizza sem cebola.
    Refrigerante com gelo ou Refrigerante sem gelo.
    Bife bem passado ou Bife mal passado.


    Para que a tela Descrição complementar / observações seja exibida é necessário:

    • Shop Configurado

      Em Configurações e Manutenção / Opções / Produtos, a opção Trabalha com Descrição Complementar deve estar marcada.

    • Produto configurado

      Na aba Adicional do cadastro do produto vinculado no pedido a opção Descrição complementar deve estar marcada.
      Na aba Spice do cadastro do produto vinculado no pedido as observações para o produto devem estar vinculadas.
  6. Digite a quantidade ou:
    1. Utilize os botões  para selecionar a quantidade.

  7. Pressione Enter ou clique em  para confirmar a inclusão do produto.

    Ao realizar um pedido contendo adicionais, ingredientes removidos ou observações essas informações serão exibidas na tabela onde são incluídos os itens. Você também pode editar as informações do pedido realizado antes de finalizar.

    Caso queira consultar os dados adicionais do pedido na tela de Digitação Otimizada, siga os passos:

    1. Clique em .

    2. Clique nas abas para consultar os dados.

      Nas abas Ingredientes, Adicionais e Complementos você pode consultar os ingredientes do produto que foram removidos , itens adicionais que foram incluídos e as observações que o pedido possui.

  8. Clique em Confirmar ou pressione F10.

Unificar Mesas / Comandas

  1. Clique em Unificar ou pressione Enter.

  2. Selecione as mesas ou comandas que serão unificadas (dependendo da Forma Trabalho definida para seu estabelecimento). 

  3. (Opcional) Clique em Itens Vendidos ou pressione F11 para consultar os itens vendidos para a mesa ou comanda selecionada.

  4. Clique em Confirmar.

Transferir Pedido

  1. Clique em Transferir ou pressione F5.
  2. Selecione a opção Pedido ou pressione F9.
  3. Selecione a mesa ou comanda de origem (dependendo da Forma Trabalho definida para seu estabelecimento).
  4. Selecione a mesa ou comanda de destino.

Transferir Itens

  1. Clique em Transferir ou pressione F5.
  2. Selecione a opção Itens ou pressione F10.
  3. Selecione a mesa ou comanda de origem (dependendo da Forma Trabalho definida para seu estabelecimento).
  4. Selecione os itens que serão transferidos.
  5. Clique em Confirmar ou pressione F9.
  6. Selecione a mesa ou comanda de destino.

Cancelar Mesa / Comanda

Todas as movimentações da mesa/comanda serão canceladas.

  1. Clique em Cancelar ou pressione F6.
  2. Pressione Enter ou clique em Sim.
  3. (Opcional) Informe o motivo do cancelamento.
  4. Clique em Confirmar ou pressione F9.

Delivery

Para acessar o Delivery do Spice por meio da Digitação Otimizada, clique em Delivery ou pressione F8.

Para habilitar a utilização do Delivery no Spice, siga os passos:

  1. Clique em Funções Caixa ou pressione Shift + F11.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique na aba Delivery para definir as opções.

    Para mais detalhes sobre essas opções, consulte o tópico Delivery.

  4. Clique em Confirmar ou pressione F9.

Receber Conta

  1. Selecione no grid Mesas Abertas ou Comandas Abertas a mesa ou comanda (dependendo da Forma Trabalho definida para seu estabelecimento).
  2. Clique em Receber Conta ou pressione F9.

    Ao pressionar o botão Receber Conta, caso exista uma digitação em andamento uma mensagem será exibida questionando se deseja ou não confirmar a digitação para depois fechar a conta.

    • Caso clique em Sim, o item será inserido e a tela de para recebimento da conta será aberta.
    • Se clicar em Não, nenhuma ação será executada, mantendo-se na tela principal com o item pendente de envio para a mesa.
  3. (Opcional) Aplique acréscimo ou desconto à venda na tela de Fechamento.

    Você pode utilizar as teclas de atalho ou selecionar a opção correspondente para aplicar desconto ou acréscimo.

    1. Pressione Alt + A ou selecione a opção Acréscimo.

    2. Defina o tipo de acréscimo.

      • Por valor (R$)
        Pressione Ctrl + V para acréscimo por valor.

      • Por percentual (%)
        Pressione Ctrl + P para acréscimo por percentual.

    3. Informe o valor ou percentual de acréscimo.
    4. pressione Enter.
    1. Pressione Alt + D ou selecione a opção Desconto.

    2. Defina o tipo de desconto.

      • Por valor (R$)
        Pressione Ctrl + V para desconto por valor.

      • Por percentual (%)
        Pressione Ctrl + P para desconto por percentual.


    3. Informe o valor ou percentual de desconto.
    4. Pressione Enter.

  4. Selecione a forma de pagamento.
  5. Selecione a moeda desejada.
  6. Confirme o valor pago pelo cliente.
  7. Pressione Enter.
  8. Clique em Confirmar ou pressione Enter.

Consultar Itens Vendidos

  1. Selecione no grid Mesas Abertas ou Comandas Abertas a mesa ou comanda (dependendo da Forma Trabalho definida para seu estabelecimento).
  2. Clique em Itens Vendidos ou pressione F11.

    Na tela Produtos vendidos por mesas poderá confirmar que o item foi servido, cancelar o item ou consultar os que foram cancelados ao selecionar a opção Exibir itens cancelados.

    • Item Servido

      Confirme que o item foi servido.
      1. Selecione no grid o pedido desejado.
      2. Clique em Item Servido.

      3. Clique em Sim para confirmar.

    • Cancelar Item

      1. Selecione no grid o pedido desejado.
      2. Clique em Cancelar Item ou pressione Delete.

      3. Clique em Sim para confirmar o cancelamento.
      4. Informe a quantidade do item que será cancelado.
      5. Digite o motivo do cancelamento.
      6. Pressione F9 ou clique em Confirmar.

  3. Feche a consulta.

Bloquear / Desbloquear

Para fazer o boqueio ou desbloqueio de mesas ou comandas (dependendo da Forma Trabalho definida para seu estabelecimento), siga os passos: 

  • Bloquear

    1. Selecione no grid Mesas Abertas ou Comandas Abertas a mesa ou comanda que deseja bloquear.
    2. Clique em Bloq / Desbloq ou pressione Ctrl + B.

    3. Clique em Sim para confirmar o bloqueio.


  • Desbloquear

    1. Selecione no grid Mesas Abertas ou Comandas Abertas a mesa ou comanda que deseja desbloquear.
    2. Clique em Bloq / Desbloq ou pressione Ctrl + B.

    3. Clique em Sim para confirmar o desbloqueio.

Alterar Dados da Mesa ou Comanda

  1. Selecione no grid Mesas Abertas ou Comandas Abertas a mesa ou comanda cujos dados serão alterados.
  2. Clique em Editar ou pressione Ctrl + E.

  3. Altere os dados da mesa ou comanda.
  4. Clique em Confirmar ou pressione F9.

Imprimir Conta

  1. Selecione no grid Mesas Abertas ou Comandas Abertas a mesa ou comanda.
  2. Clique em Imprimir Conta ou pressione Ctrl + I.

    Neste momento, a mesa ou comanda será bloqueada pelo sistema, se a opção Bloquear a mesa /comanda automaticamente após a impressão da conta localizada na aba Geral das Configurações do Spice estiver marcada.

  3. Informe ou confirme o número de pessoas.
  4. Clique em Confirmar.

Funções Caixa

Para utilizar os recursos de sangria, suprimento, cancelamento de pedido e NFC-e e Reimpressão de DANFE, siga os passos:

  1. Clique em Funções Caixa ou pressione Shift + F11.

  2. Selecione a opção:

    • Sangria

      1. Clique em Sangria.
      2. Informe os dados do lançamento da sangria/despesa de caixa.
      3. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    • Suprimento

      1. Clique em Sangria.
      2. Informe os dados do lançamento do suprimento de caixa.
      3. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    • Cancelamento

      O cancelamento a inutilização NFC-e ocorrerá de forma automática no Spice. Notas sem retorno no envio serão inutilizadas automaticamente; notas sem conexão do retorno serão canceladas automaticamente.

      1. Clique em Cancelamento.
      2. Selecione o pedido que será cancelado.
      3. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    • Reimprimir último DANFE

      1. Clique em Reimprimir último DANFE.
      2. Clique em Sim para confirmar a reimpressão.

  3. Feche as Funções Caixa.