Defina as configurações de integração do Spice com o ifood® e envie os produtos do cardápio.
Nomes de cliente de pedido do ifood® que tenham caractere especial não resultam em rejeição no envio dos cupons fiscais eletrônicos.
Configurar Integração iFood
- Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
- Clique em Configurações.
- Clique na aba iFood.
Selecione a opção Trabalha com ifood® para habilitar as configurações do recurso.
- Informe os dados de cliente ifood®.
Informe os recebimentos (Dinheiro, Cheque ou Outro tipo de recebimento) que serão padrão para todos os pedidos ifood®.
No campo Outro tipo de recebimento você pode informar uma forma de pagamento do tipo cartão, vale, tiket e parcelado.
Desta forma você terá mais flexibilidade no uso outros meios de pagamento, que não seja cartão, viabilizando o seu o controle de conferência de pagamentos com a forma de pagamento que desejar.Clique em Confirmar ou pressione F9.
Dica!
Para que o Spice esteja pronto para receber os pedidos do ifood®, é necessário que a integração esteja configurada e os produtos cadastrados no site do ifood®. Concluídos estes passos, ao abrir o Spice, a loja no ifood® estará disponível para pedidos.
Todos os pedidos feitos no site ou no aplicativo chegarão por meio de um pop-up de alerta com novo pedido e por meio de um aviso sonoro, caso esteja configurado. A tela para aceitar ou rejeitar pedidos poderá ser acessada através do pop-up ou através do ícone ifood®, no canto superior direito da tela.
Personalizar Aviso Sonoro
Utilize este recurso para personalizar o aviso sonoro que será emitido para os pedidos feitos no site ou no aplicativo.
- Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
- Clique em Configurações.
Clique na aba iFood.
Certifique-se de que a opção Executar alerta sonoro na chegada de novos pedidos esteja marcada.
Por padrão, esta opção estará marcada e o aviso sonoro, padronizado pela Alterdata, vai estar selecionado.- Clique em Alterar alerta sonoro.
- Selecione o arquivo desejado.
- Clique em Abrir.
- (Opcional) Clique em Testar alerta.
- Clique em Confirmar ou pressione F9.
Enviar Produtos para o iFood
- Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
- Clique em Configurações.
- Clique na aba iFood.
- Clique em Enviar produtos para o ifood®.
Selecione os produtos que serão enviados.
- Selecione a opção desejada:
Enviar produtos para o ifood®
Ao clicar nesta opção será aberta uma nova tela com a lista de produtos que existem na base de dados do Spice para que sejam selecionados aqueles que serão vendidos através do ifood®.O cardápio será exportado para o diretório padrão do Spice.
Enviar ao ifood® ou Exportar planilha
Este envio ou exportação poderá ser feito após selecionados os produtos que serão vendidos através do ifood®.Caso tenha um e-mail configurado na sua retaguarda para envio de informações, ao utilizar a opção Enviar ao iFood será enviado automaticamente o e-mail com a lista de produtos para o ifood® efetuar o cadastro. Caso não tenha configurado, é possível exportar a planilha e enviar o e-mail manualmente.
Exportar Imagens
Esta opção permite exportar as imagens dos produtos selecionados para vincular no seu respectivo cadastro no site ifood®.
Feche a tela Envio de produtos para o iFood.
Visualizar Auditoria da Integração iFood
- Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
- Clique em Configurações.
- Clique na aba iFood.
- Clique em Auditoria iFood.
- (Opcional) Selecione o período desejado.
- (Opcional) Clique em Visualizar detalhes para consultar os detalhes do log de auditoria de determinado dia.
- Feche a tela de consulta.
- Feche a tela de Configurações.
Precisou Cancelar um Pedido e o iFood Solicita o Motivo?
Com a criação de novos motivos de cancelamento pelo iFood, esses motivos ficam associados a algumas informações especificas que pode haver em um determinado pedido e também a forma que o restaurante trabalha com o iFood.
Caso trabalhe com a entrega do iFood, ao cancelar um pedido podem aparecer novas etapas de cancelamento.
O que muda com isso para o restaurante?
- A princípio apenas essas mensagens novas que podem aparecer ou não, dependerá da configuração do pedido e do restaurante junto ao iFood.
- Em determinados tipos de pedidos o iFood pode não permitir mais o cancelamento.
Neste caso, uma mensagem será exibida informando que o iFood não permitiu o cancelamento do pedido.
Com esta atual rotina de cancelamento, os motivos de cancelamento deixam de ser mensagens fixas para todos os pedidos a serem cancelados.