Defina as configurações de integração do Spice com o ifood® e envie os produtos do cardápio.

Nomes de cliente de pedido do ifood® que tenham caractere especial não resultam em rejeição no envio dos cupons fiscais eletrônicos.


Configurar Integração iFood

  1. Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique na aba iFood.
  4. Selecione a opção Trabalha com ifood® para habilitar as configurações do recurso.

  5. Informe os dados de cliente ifood®.
  6. Informe os recebimentos (Dinheiro, Cheque ou Outro tipo de recebimento) que serão padrão para todos os pedidos ifood®.

    No campo Outro tipo de recebimento você pode informar uma forma de pagamento do tipo cartão, vale, tiket e parcelado.
    Desta forma você terá mais flexibilidade no uso outros meios de pagamento, que não seja cartão, viabilizando o seu o controle de conferência de pagamentos com a forma de pagamento que desejar.

  7. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    Dica!

    Para que o Spice esteja pronto para receber os pedidos do ifood®, é necessário que a integração esteja configurada e os produtos cadastrados no site do ifood®. Concluídos estes passos, ao abrir o Spice, a loja no ifood® estará disponível para pedidos.

    Todos os pedidos feitos no site ou no aplicativo chegarão por meio de um pop-up de alerta com novo pedido e por meio de um aviso sonoro, caso esteja configurado. A tela para aceitar ou rejeitar pedidos poderá ser acessada através do pop-up ou através do ícone ifood®, no canto superior direito da tela.

Personalizar Aviso Sonoro

Utilize este recurso para personalizar o aviso sonoro que será emitido para os pedidos feitos no site ou no aplicativo.

  1. Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique na aba iFood.

    Certifique-se de que a opção Executar alerta sonoro na chegada de novos pedidos esteja marcada.
    Por padrão, esta opção estará marcada e o aviso sonoro, padronizado pela Alterdata, vai estar selecionado.

  4. Clique em Alterar alerta sonoro.
  5. Selecione o arquivo desejado.
  6. Clique em Abrir.
  7. (Opcional) Clique em Testar alerta
  8. Clique em Confirmar ou pressione F9.

Enviar Produtos para o iFood

  1. Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique na aba iFood.
  4. Clique em Enviar produtos para o ifood®.
  5. Selecione os produtos que serão enviados.

    As regras da integração Spice x iFood, para os produtos ou subitens zerados, são:

    • produto principal zerado, subitens 1 com valor, 1 sem valor: ACEITA PEDIDO
    • produto principal com valor e adicionais sem valor: ACEITA PEDIDO
    • produto principal zerado, 1 subitem zerado e 1 subitem com valor: ACEITA PEDIDO
    • produto principal zerado, todos subitens zerado: REJEITA


  6. Selecione a opção desejada:

    • Enviar produtos para o ifood® 
      Ao clicar nesta opção será aberta uma nova tela com a lista de produtos que existem na base de dados do Spice para que sejam selecionados aqueles que serão vendidos através do ifood®.

      O cardápio será exportado para o diretório padrão do Spice.


    • Enviar ao ifood® ou Exportar planilha
      Este envio ou exportação poderá ser feito após selecionados os produtos que serão vendidos através do ifood®.

      Caso tenha um e-mail configurado na sua retaguarda para envio de informações, ao utilizar a opção Enviar ao iFood será enviado automaticamente o e-mail com a lista de produtos para o ifood® efetuar o cadastro. Caso não tenha configurado, é possível exportar a planilha e enviar o e-mail manualmente.

    • Exportar Imagens
      Esta opção permite exportar as imagens dos produtos selecionados para vincular no seu respectivo cadastro no site ifood®.

  7. Feche a tela Envio de produtos para o iFood.

Visualizar Auditoria da Integração iFood

  1. Na tela principal do Spice, clique em Funções Administrativas.
  2. Clique em Configurações.
  3. Clique na aba iFood.
  4. Clique em Auditoria iFood.
  5. (Opcional) Selecione o período desejado.
  6. (Opcional) Clique em Visualizar detalhes para consultar os detalhes do log de auditoria de determinado dia.
  7. Feche a tela de consulta.
  8. Feche a tela de Configurações.   


Precisou Cancelar um Pedido e o iFood Solicita o Motivo?

Com a criação de novos motivos de cancelamento pelo iFood, esses motivos ficam associados a algumas informações especificas que pode haver em um determinado pedido e também a forma que o restaurante trabalha com o iFood.

Exemplo:

Caso trabalhe com a entrega do iFood, ao cancelar um pedido podem aparecer novas etapas de cancelamento.
O que muda com isso para o restaurante?

  • A princípio apenas essas mensagens novas que podem aparecer ou não, dependerá da configuração do pedido e do restaurante junto ao iFood.
  • Em determinados tipos de pedidos o iFood pode não permitir mais o cancelamento.
    Neste caso, uma mensagem será exibida informando que o iFood não permitiu o cancelamento do pedido.


Com esta atual rotina de cancelamento, os motivos de cancelamento deixam de ser mensagens fixas para todos os pedidos a serem cancelados.