Antes de iniciar a utilização do aplicativo Integrador Bimer x Four Keep é importante definir as configurações essenciais para o funcionamento da rotina de vendas no aplicativo Mobile Four Keep e, além disso, realizar também algumas configurações preferenciais de como o aplicativo deve se comportar. 

  1. Na aba Principal do Integrador Bimer x Four Keep, clique em Opções.
  2. Nas abas seguintes, informe suas preferências incluindo os campos:

    Nesta aba você define as opções gerais do sistema.

    CampoDescrição
    Endereço de IntegraçãoInforme o endereço do Web Service, que será específico para cada cliente. Através desse endereço é possível realizar a rotina de exportação e importação dos dados para trabalhar com o Four Keep. Ao informar o endereço, o módulo do Integrador Mobile se comunicará com o Web Service.
    Chave de acessoInforme a chave de acesso, que é pessoal e será gerada no momento da criação do cliente na base de integração.
    Valor mínimo para criação de pedidosInforme o valor mínimo para que, no momento em que for efetuado um pedido pelo aplicativo mobile, o sistema realize um bloqueio caso o valor do pedido seja inferior ao que estiver nesse campo.
    Tipo de frete sugerido

    Selecione o tipo de frete a ser utilizado na rotina de vendas.

    Bloquear a venda se o valor ultrapassar o limite de crédito disponível do cliente
    • Marcada: o sistema verifica qual o limite de crédito disponível do cliente e, se o total do pedido for superior ao limite, ocorrerá o bloqueio dessa venda. O valor do limite de crédito para cada cliente é configurado no módulo Pessoa em Clientes / Cadastro do Cliente / aba Crediário / Limite de Crédito Geral. O limite de crédito disponível será calculado a partir do limite de crédito do cliente, subtraído dos títulos que estão em aberto para este.
    • Desmarcada: não bloqueia a venda, caso o valor informado ultrapasse o limite de crédito do cliente.
    Permitir alteração do acréscimo
    • Marcada: permite informar um valor de acréscimo nos itens do pedido.
    • Desmarcada: o campo de acréscimo dos itens é bloqueado, e com isso, o usuário não consegue informar um valor.
    Permitir alteração do valor unitário
    • Marcada: é possível editar o valor unitário dos itens na interface mobile.
    • Desmarcada: o valor unitário dos itens na interface mobile é bloqueado para alteração.
    Bloquear a importação de pedidos que possuam prazo sem vínculo com a forma de pagamento
    • Marcada: todos os pedidos em que o prazo não possuir vínculo com a forma de pagamento serão marcados com "Erro" e retornados ao Four Keep com a seguinte mensagem: "Este pedido não foi aceito, a condição de pagamento selecionada não possui vínculo com a forma de pagamento selecionada".
    • Desmarcada: os pedidos serão criados normalmente mesmo que a forma de pagamento utilizada não possua vínculo com o prazo.

    Nesta aba é possível definir as características dos produtos que serão exportados. Ao informar uma característica, serão exportados somente os produtos ativos que possuam vínculo ativo com a empresa e setor configurados, e que possuam a mesma característica configurada. 

    Caso não seja informada nenhuma característica do produto nesta configuração, serão exportados todos os produtos ativos que possuam vínculo ativo com a empresa e setor configurados.

    1. Clique em  do quadro Exportar produtos com  as características abaixo.
    2. Informe uma Característica do produto.

    3. Clique em Confirmar para salvar os dados da característica.

    4. (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outras características à configuração.

    Nesta aba é possível definir as características dos clientes (pessoa) que serão exportados. Ao informar uma característica, serão exportados somente os clientes ativos que estiverem com a característica vinculada no seu cadastro. 

    • Caso não seja informada nenhuma característica nesta configuração, todos os clientes ativos serão exportados.

    • Ao realizar a importação de um cliente cadastrado pelo Mobile Four Keep, o sistema não irá gravar o cliente se ele já existir na base do Bimer e estiver configurado para não permitir cadastro de clientes com o mesmo CPF/CNPJ no Configurador Bimer, em Geral/ Opções/ Pessoa/ Dados. Com isso, o sistema envia para o Web Service uma mensagem informando que o cliente não foi cadastrado, visto já existe um com o mesmo CPF/CNPJ, permitindo que estes registros possam ser editados e reimportados ou excluídos pelo Four Keep. 


    1. Clique em  do quadro Exportar clientes com as características abaixo.
    2. Informe uma Característica da pessoa.

    3. Clique em Confirmar para salvar os dados da característica.

    4. (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outras características à configuração.
    5. Informe a Característica que será vinculada aos clientes cadastrados no Four Keep.

    6. Informe suas preferências nos campos:

      CampoDescrição
      Exportar informações de fornecedores e seus respectivos vínculos com produtos 
      • Marcada: o integrador exporta o identificador, código e nome dos fornecedores para o Four Keep, assim como o vínculo que possuem com os produtos.
      • Desmarcada: as informações de fornecedores e seus respectivos vínculos com o produto não serão exportados.
      Os clientes recém-cadastrados no Four Keep irão, por padrão, gerar comissão
      • Marcada: todos os clientes cadastrados no Four Keep, quando importados, terão a opção O representante terá comissão? marcada dentro do Cadastro de Pessoas, em Clientes / Pessoas relacionadas / Representante. As demais configurações que serão habilitadas abaixo ao marcar esta opção também fazem menção à configuração supracitada.
      • Desmarcada: com está opção desmarcada os clientes cadastrados no Four keep serão importados com a opção de "O representante terá comissão" desmarcada e, por sua vez, as alíquotas não serão preenchidas

    Nesta aba são informadas as tabelas de preços que serão utilizadas para realizar as operações de comercialização pelo aplicativo Mobile Four Keep.

    1. Clique em  do quadro Tabelas de preços que serão exportadas.
    2. Informe uma Tabela de preço e sua data de Validade.

      A informação da data de validade é opcional, todavia, caso informada, quando essa data seja alcançada a tabela ficará indisponível, não sendo possível utilizar mais esse preço para realizar vendas pelo aplicativo mobile.

    3. (Opcional) Marque a opção Esta tabela de preço possuirá uma alíquota de comissão independente e informe a alíquota de comissão do Faturamento e da Duplicata.

      Com esta opção marcada, o sistema passa a trabalhar com comissionamento por tabela de preço. Caso os campos Al. faturamento e Al. duplicata sejam preenchidos com alíquota 0,00, os itens do pedido serão criados também com alíquota de repasse 0,00 mesmo que no Bimer possuam alíquotas diferentes configuradas em seu cadastro. 

    4. (Opcional) Marque a opção Tabela padrão para que o preço marcado como padrão, seja exibido automaticamente nas configurações do aplicativo.
    5. Clique em Confirmar para salvar dos dados da tabela de preço.

    6. (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outras tabelas à configuração.

      Quanto maior o número de tabelas adicionadas neste campo maior será o tempo necessário para a integração de dados.

    7. (Opcional) Marque a opção Permitir alterar tabela de preço para possibilitar a alterção da tabela de preço nas configurações do aplicativo e também nos itens do pedido.

      Caso seja mantida desmarcada, o campo da tabela de preço ficará bloqueado nas configurações do aplicativo e também nos itens do pedido, não sendo possível alterá-la.

    Nesta aba são informados os prazos de pagamentos que serão utilizados para realizar as operações de comercialização pelo aplicativo Mobile Four Keep.

    Ao exportar o prazo, o integrador irá exportar as alíquotas máximas de desconto de acordo com a configuração realizada no Configurador Bimer, em Financeiro/ Prazo. Caso a condição de pagamento não possua alíquota máxima de desconto configurada, o sistema irá preenche-la com alíquota de 100%.

    1. Clique em  do quadro Prazos que serão exportados.
    2. Informe um Prazo.

      O prazo de pagamento selecionado também deverá estar vinculado ao cadastro da mesma empresa de venda do Four Keep, no Configurador Bimer em Geral / Empresa / Aba Prazos.

    3. Clique em Confirmar para salvar os dados do prazo.

    4. (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outros prazos à configuração.

    Nesta aba são informadas as formas de pagamento que serão utilizadas para realizar as operações de comercialização pelo aplicativo Mobile Four Keep.

    1. Clique em  do quadro Formas de pagamento que serão exportadas.
    2. Informe uma Forma de pagamento.

    3. Clique em Confirmar para salvar os dados da Forma de pagamento.

    4. (Opcional) Repita os passos anteriores para incluir outras Formas de pagamentos à configuração.

    Nesta aba são informados os tipos de contatos que serão importados do cliente cadastrado no Mobile Four Keep para a base do Bimer. Dessa maneira, ao preencher esses campos no Four Keep e realizar a integração, serão verificados pelo sistema os tipos de contatos definidos para cada campo no Integrador Bimer X Four Keep. Assim, o módulo Pessoa (Pessoa.exe) receberá essa informação e preencherá os campos da aba Endereço / Contatos os campos de TelefoneCelular E-mail do cadastro do cliente em questão.

    1. Selecione os Tipos de contatos que serão utilizados na importação de pedidos.

    Nesta aba serão informadas suas preferências para a realização da integração dos dados do Bimer com o Mobile Four Keep. Na rotina de integração de pedidos, o sistema verificará se a base de dados está configurada com diretiva cadastral no Configurador Bimer, em Geral/ Opções/ Diretiva Cadastral. Desta forma, sempre que um pedido de venda ou um cliente for cadastrado pelo Integrador do Four Keep, será criado um registro informando sobre esta inclusão, possibilitando trabalhar com qualquer base de dados.


    GrupoCampoDescrição
    GeralIntervalo de integraçãoAo selecionar o intervalo de tempo configurado neste campo obriga o Bimer a realizar uma sincronização total de acordo com um tempo determinado. Este intervalo dependerá do fluxo de cada empresa.
    DispositivosIntervalo (em dias) de sincronização obrigatóriaAo selecionar o intervalo de tempo configurado neste campo obriga os dispositivos a realizarem uma sincronização total de acordo com um tempo determinado.
    EstoqueTrabalha com integração do estoque
    • Marcada: o integrador realizará a exportação da quantidade disponível de cada produto exportado para o Mobile Four Keep. Ao marcar esta opção será habilitado o campo abaixo, Intervalo de integração de estoque, para estipular um período para esta integração.
    • Desmarcada: no Mobile Four Keep não será apresentada a quantidade disponível em estoque de cada produto.
    Exportar apenas produtos disponíveis em estoque
    • Marcada: o sistema exportará somente produtos com a quantidade em estoque disponível superior a zero. Todavia, produtos do tipo Serviço e Serviço Comercializado serão exportados normalmente para o Four Keep mesmo quando não possuírem quantidade em estoque.
    • Desmarcada: o sistema exportará os produtos independentemente da sua quantidade em estoque.

      Ao exportar dos dados do produto, o Integrador também exportará do Bimer para o Web Service as informações da embalagem dos produtos. Porém, estas informações serão exportadas somente se o produto estiver configurado para trabalhar com embalagem e a opção Trabalhar com informação da quantidade por embalagem estiver marcada no Configurador Bimer, em Faturamento / Opções / Venda / Geral.

    Intervalo de integração de estoqueMarque a opção Trabalha com integração do estoque para fazer com que os dispositivos realizem uma sincronização total da quantidade disponível em estoque de cada produto, com tempo determinado de intervalo de integração
    FinanceiroExportar títulos a receber em aberto
    • Marcada: o sistema exportará para a base de dados de integração todos os títulos que não tiveram baixa total e que não foram excluídos.

      Serão somente exportados os títulos das pessoas ativas.

    • Desmarcada: no Mobile Four Keep não serão apresentados os títulos a receber em aberto do cliente.


    Nesta aba são informadas as operações que serão utilizadas na importação de pedidos cadastrados no Mobile Four Keep. Dessa maneira, a natureza de operação selecionada no momento da criação do pedido no Four Keep será considerada ao realizar a integração e os pedidos serão criados na base de dados do Bimer de acordo com as operações configuradas em Natureza de Operação

    Na rotina de importação de pedidos, caso o cliente esteja configurado com uma operação padrão para notas fiscais em seu cadastro, o Integrador Bimer X Four Keep criará o pedido considerando a operação padrão e não a operação padrão configurada anteriormente, ou seja, a operação padrão de pedido de venda será substituída pela operação padrão do cadastro de clientes.

    1. Selecione os Tipos de Operações que serão utilizados nas operações de: VendaBonificação, Orçamento e Troca

      O campo Operação padrão de pedidos de venda será utilizado apenas no retorno do pedido de venda gerado pelo Mobile Four Keep para a base do Bimer, ou seja, não é utilizada no aplicativo mobile. Ela será ignorada caso o cliente possua uma operação de venda padrão informada em seu cadastro no Bimer, no sistema Pessoa, em Clientes. Já no campo Operações padrões de pedidos de bonificação, o sistema apresentará apenas operações que não atualizam o financeiro.

    Nesta aba você Habilita o Flex, possibilitando que o usuário (vendedor) conceda descontos no momento da criação do pedido de venda no Mobile Four Keep, caso possua saldo flex disponível. O Saldo Flex disponível são acréscimos concedidos nos pedidos que poderão ser utilizados como desconto em outros pedidos (Flex). Com isto, o sistema abate do flex disponível do usuário o total de flex utilizado nos pedidos que ainda não foram confirmados. Todavia, caso os pedidos realizados no Four Keep possuam condições de pagamento informadas na configuração abaixo para desconsiderar o Flex, este cálculo não será realizado.

    O cálculo utilizado pelo sistema de flex disponível é realizado da seguinte forma:

    Cálculo:

    (Flex disponível enviado pelo Bimer) - (total de flex nos pedidos não confirmados no Four Keep) = Flex Disponível

    1. Marque a opção Habilitar Flex.
    2. Informe a Data inicial para o cálculo dos valores de flex

      A partir desta informação, o integrador considerará a data de emissão dos pedidos no cálculo de saldo disponível do Flex.

    3. Clique em  para selecionar os Prazos que serão desconsiderados do Flex (apenas os valores de desconto).

    Nesta configuração são informados um Usuário e Senha configurados na base do Bimer para conexão de acesso ao serviço de integração, ou seja, com o login informado neste quadro o integrador realizará a conexão com o ERP.

    1. Informe o mesmo Usuário Senha de acesso ao Bimer. 

      Por questões de segurança, não é permitido utilizar o usuário SUPERVISOR para que o Integrador do Bimer x Four Keep acesse o Bimer.


  3. Clique em Confirmar.