As vendas Delivery remetem ao ato da entrega dos itens do pedido do cliente. Para utilizar esta função do Spice Light, defina previamente as configurações da aba Delivery

Por padrão os pedidos Delivery do dia atual serão exibidos automaticamente. Para visualizar pedidos específicos, utilize as opções de filtragem.


Lançar Pedido Delivery

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Novo Pedido ou pressione F2.
  4. Informe o cliente do pedido.

    Caso o cliente não possua cadastro junto ao seu estabelecimento, siga os passos:

    1. Clique em .
    2. Informe o CPF ou CNPJ do cliente.
    3. Informe o nome do Cliente.
    4. Informe os dados de endereço.
    5. Indique a forma de contado com o cliente: celular e e-mail.
    6. (Opcional) Informe o complemento do endereço.
    7. (Opcional) Informe o ponto de referência do endereço.
    8. Clique em Confirmar ou pressione F9.
    9. (Opcional) Clique em  para consultar o mapa.

      Desta forma, poderá consultar a localização do bairro do cliente.

  5. (Opcional) Selecione na área Histórico de pedidos os produtos que farão parte do novo pedido do cliente.

    Dica!

    Caso queira lançar um novo pedido com base nos produtos que o cliente selecionado comprou anteriormente em seu estabelecimento, basta selecionar os itens desejados nesta nova compra no Histórico de pedidos.
    O lançamento de pedidos Delivery com base no histórico agiliza o processo de lançamento de pedidos.

  6. Clique em Novo Pedido.

  7. Informe os itens do pedido do cliente:

    • Informar Produto

      1. Clique no grupo de produtos correspondente ao produto que o cliente deseja.
      2. Clique no produto desejado pelo cliente para incluí-lo na lista Itens Pedidos localizada no canto superior direito.
      3. (Opcional) Informe a descrição complementar / observações do item.

        A tela Descrição complementar / observações permitirá que o setor de impressão saiba a preferência do cliente, por exemplo: se o item será mal ou bem passado, o sabor do item, se será com gelo ou sem, entre outros.
        Estas observações devem ser previamente definidas no campo Observação do Cadastro de Produto do SpiceLight.

      4. Clique em Confirmar ou pressione F9 para que esta observação seja impressa no setor de impressão correspondente.



    • Remover Produto

      Caso tenha informado algum produto errado, poderá exclui-lo da venda.

      Para remover da venda um produto incluído erroneamente, siga os passos:

      1. Selecione na área Itens vendidos o produto que será removido.
      2. Clique em .
      3. Clique em Sim para confirmar a remoção do produto.



  8. Indique a forma de pagamento do pedido.
  9. Informe o valor que será pago com a forma de pagamento selecionada.
  10. Pressione Enter para confirmar o valor.
  11. (Opcional) Informe os dados de agendamento do pedido.

    1. Informe a data e hora prevista de entrega do pedido.
    2. Informe a data e hora prevista de preparo do pedido.
    3. Clique em Agendar ou pressione F9.

      Neste momento, o comprovante do pedido será impresso.

  12. Clique em Confirmar ou pressione F10 para que a Comanda de Cozinha ou Comanda de Copa sejam impressas.

    O sistema fará a impressão das comandas de acordo como os setores configurados no campo Setor de impressão do Cadastro de Produtos do Spice Light.
    O status Em Preparo será atribuído aos pedidos Delivery lançados. O demais status (Pronto, Separado, Em Entrega ou Entregue) podem ser vinculados manualmente aos pedidos.

Filtrar Pedidos Delivery

Utilize os recursos de filtragem localizados no canto esquerdo da tela Delivery do SpiceLight.

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Informe o período de filtragem.

    Poderá selecionar uma data no calendário ou definir o período de sua escolha.

  4. Defina as opções adicionais de filtragem.

    Por padrão, a opção Atualização automática da grid estará selecionada para que tenha sempre os dados atuais na tela Delivery.

    Para definir a filtragem dos pedidos Delivery por Entregadores, Status e Tipo, siga os passos:

    • Entregadores

      1. Clique em Entregadores.
      2. Selecione os entregadores dos pedidos Delivery que deseja consultar. 

    • Status

      1. Clique em Status.
      2. Selecione os Status dos pedidos Delivery que deseja consultar. 

    • Tipo

      1. Clique em Tipo.
      2. Selecione o tipo dos pedidos Delivery que deseja consultar. 

Editar Pedido Delivery

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Selecione o pedido que será alterado.
  4. Clique em Editar ou pressione F6.

    A edição só é possível para os pedidos com status Agendado e Em preparo.
    Caso o perdido já esteja pago, o pedido em si como itens, pagamento não poderão ser alterados, apenas o status do pedido poderá ser alterado.
    Para mais detalhes sobre alteração de status, consulte o tópico Informar Status do Pedido.

  5. Inclua ou exclua produtos do pedido.
  6. Clique em Confirmar ou pressione F10.
  7. Insira a forma de pagamento caso tenha incluído ou removido algum produto do pedido.
  8. Informe ou confirme o valor do recebimento.

    Caso o valor informado gere troco, poderá definir se o valor será entregue ao cliente ou se este valor será deixado pelo cliente como gorjeta.

  9. Pressione Enter para confirmar o valor.

    Neste momento o comprovante do recebimento da conta será impresso.

Cadastrar Entregadores

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Entregadores ou pressione F8.
  4. Selecione o funcionário cadastrado previamente para atuar nas entregas.

  5. Selecione a coluna Entregador para definir o funcionário como entregador.

  6. Informe o modelo do veículo utilizado para entrega.
  7. Informe a placa do veículo.
  8. Feche o Cadastro de Entregadores


Informar Status do Pedido

Para informar o status do pedido manualmente, siga os passos: 

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em  na coluna Status do pedido cujo status deseja informar.

    Caso o pedido já esteja pago, com exceção de algumas opções de Status, nenhuma alteração será permitida.

    • Se o status do pedido pago for Em Preparo, você poderá atribuir o status Pronto, Separado para Entrega, Em Entrega, Entregue ou cancelar o pedido.
    • Se o status do pedido pago for Ponto, você poderá atribuir o status Em Preparo, Separado para Entrega, Em Entrega, Entregue ou cancelar o pedido.
    • Se o status do pedido pago for Separado para Entrega, você poderá atribuir o status Em Entrega, Entregue ou cancelar o pedido.
    • Se o status do pedido pago for Em Entrega, você poderá atribuir o status Entregue ou cancelar o pedido.
    • Se o status do pedido pago for Entregue, apenas o cancelamento poderá ser feito. Neste caso, será atribuído ao pedido o status Cancelado.

    Desta forma, a alteração dos status Separado para Entrega e Em Entrega será sempre para o status posterior do "fluxo de vida" do pedido, impossibilitando retornar ao status anterior do pedido.

  4. Selecione o status que será atribuído ao pedido.

Atualizar Status do Pedido para Pronto

Para atualizar os status do pedido cujo preparo já foi concluído, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em  na coluna Status do pedido que está em preparo.
  4. Informe o status Pronto.

Separar Pedido para Entrega

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em  na coluna Status do pedido que está pronto.
  4. Informe o status Separado.
  5. Informe o entregador.
  6. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    Se necessário, neste momento o entregado pode ser modificado. Basta clicar em  na coluna Entregador para selecionar o funcionário que fará a entrega do pedido.
    O status do pedido será alterado automaticamente para Separado para Entrega.

Liberar Pedido para Entrega

Utilize esta opção para atribuir o status Em Entrega ao pedido Delivery.

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em  na coluna Status do pedido que já está separado para entrega.
  4. Informe o Status Em Entrega.

    O comprovante do pedido Delivery será impresso neste momento.

Imprimir Comprovante do Pedido Delivery

Utilize este recurso para que o comprovante do pedido Delivery seja impresso.

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em do pedido ou entrega cujo comprovante deseja imprimir.

    Este ícone está localizado no canto superior direito da tela Delivery.

Imprimir Conferências de Entrega

Utilize este recurso para que todas as conferências do entregador informado sejam impressas.

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em End. Entregas ou pressione F7.
  4. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    Todos os pedidos Delivery cujo funcionário precisa entregar serão impressos neste momento.

Confirmar a Entrega do Pedido

Utilize este recurso para confirmar a entrega do pedido Delivery no sistema.

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em  na coluna Status do pedido Delivery que já está em de entrega.
  4. Selecione o status Entregue.

Confirmar Pagamento do Pedido

Para confirmar o pagamento do pedido Delivery, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Selecione o pedido que será alterado.
  4. Clique em Pagar ou pressione F3.
  5. (Opcional) Selecione a opção Aglutinar itens unitários, localizada acima da área Itens vendidos.

    Desta forma, os itens do pedido que se repetem serão aglutinados na impressão do comprovante.

  6. (Opcional) Clique em Itens Vendidos para consultar os produtos do pedido do cliente.
  7. Clique em Pagamento ou pressione F9.

    O status de pagamento do pedido será atualizado de para .

Enviar Nota

Atenção!

É necessário configurar o Spice Light para trabalhar com NFC-e (Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica) ou SAT (Sistema Autenticador e Transmissor de Cupons Fiscais Eletrônicos) para realizar o envio da nota para SEFAZ.

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Selecione o pedido cuja nota será enviada.
  4. Clique em Enviar Nota ou pressione F4.

Acessar Digitação Otimizada

A digitação otimizada possibilita efetuar a abertura de mesa ou comanda sem a necessidade de fechar a consulta de Mesas AbertasComandas Abertas ou a tela de Vendas Delivery.
Para acessá-la, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Didt. Otimizada ou pressione F5.

    Para mais detalhes sobre as funcionalidades da Digitação Otimizada do Spice Light, consulte o tópico Digitação Otimizada.

Impressão da Venda / Nota

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Vendas ou pressione Alt + V.

    • Filtrar Vendas

      1. Informe o período de vendas do caixa.
      2. Informe os tipos de vendas que serão filtrados: TodosEnviados ou Não Enviados.
      3. (Opcional) Desmarque a opção Filtrar apenas as vendas deste caixa para visualizar vendas de outro caixa.

    • Enviar por E-mail

      Apenas as notas já enviadas para a SEFAZ serão enviadas por e-mail em formato PDF.

      1. Selecione a nota que será enviada.
      2. Clique em Enviar por E-mail.

    • Reimprimir Venda

      1. Selecione a nota que será reimpressa.
      2. Clique em Reimprimir Venda.

    • Enviar Nota

      É necessário configurar o Spice para trabalhar com NFC-e ou SAT para realizar o envio da nota para SEFAZ.

      1. Selecione a nota que será enviada.
      2. Clique em Enviar Nota.

  4. Feche a tela Impressão da Venda / Nota.

Resumo de Entregas

Para consultar o resumo de entregas Delivery, siga os passos:

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Resumo de Entregas ou pressione Alt + R.
  4. Defina as opções de filtragem no canto esquerdo da tela Resumo de Entregas - Delivery:

    1. Informe o tipo do relatório.
    2. Informe o tipo de busca.
    3. Informe o período de consulta.
    4. Informe as opções adicionais de filtragem.

      Desta forma, poderá especificar a filtragem por Entregadores, Status, Pagamento e também como as informações serão Agrupadas.

  5. Escolha uma das ações:

    • Exportar

      1. Clique em Exportar ou pressione F11.
      2. Selecione o diretório onde o arquivo .xls será salvo.
      3. Informe o nome para o arquivo.
      4. Clique em Salvar.

    • Imprimir

      1. Clique em Imprimir ou pressione F9 para a visualização prévia do resumo.
      2. Clique em .


  6. Feche a tela Resumo de Entregas - Delivery.

Funções Caixa

Utilize os recursos as Funções Caixa do SpiceLight.

  1. Dê duplo clique no ícone SpiceLight, na área de trabalho do Windows®.

  2. Clique em Delivery na tela principal do Spice Light.
  3. Clique em Caixa ou pressione Shift + F11.
  4. Selecione a função caixa:

    Para lançar uma retirada de caixa para alguma despesa, siga os passos:

    1. Selecione a opção Sangria.
    2. Informe a moeda.
    3. Informe a despesa.
    4. Informe o valor da retirada.
    5. (Opcional) Informe as observações da retirada de caixa.

    Para lançar uma entrada de suprimento de caixa, siga os passos:

    1. Selecione a opção Suprimento.
    2. Informe a moeda.
    3. Informe o valor da entrada de suprimento.
    4. (Opcional) Informe as observações da retirada de caixa.

    Para cancelar um pedido, siga os passos:

    1. Selecione a opção Cancelamento.
    2. Selecione o perdido que será cancelado.
    3. Clique em Confirmar ou pressione F9.

    Para que o último Danfe emitido seja reimpresso, siga os passos:

    1. Selecione a opção Reimprimir último Danfe.
    2. Clique em Sim para confirmar a reimpressão do último Danfe.

  5. Feche a tela Funções Caixa.